Os efeitos do distanciamento social, gerados pela pandemia da Covid-19 ampliaram e aceleraram o uso da Internet como meio de comunicação em todo o mundo. Na medicina não foi diferente, pois a necessidade da realização de consultas e diagnósticos, mesmo que à distância, não cessou.
Nesse processo, as especialidades da telemedicina ganharam espaço, principalmente com a liberação das teleconsultas, que permitiram que médicos examinassem os pacientes de forma virtual. Da mesma maneira, a telerradiologia também se popularizou. A técnica, que já era aplicada no cenário da medicina antes da pandemia, ganhou mais visibilidade após meses da necessidade de isolamento.
Mas afinal, o que faz a telerradiologia?
A telerradiologia é uma especialidade da telemedicina que permite a análise remota de exames de imagem realizados em qualquer unidade de saúde, ou seja, ela possibilita que seja feito um laudo à distância por um profissional capacitado para esta leitura. Essa especialidade é utilizada para compartilhar informações e registros de exames, viabilizando a emissão de laudos médicos à distância.
De uma maneira mais geral, conforme define o Conselho Federal de Medicina – CFM, a telerradiologia é a prática de transmissão de imagens radiológicas de pacientes entre diferentes locais para a produção de um relatório médico, uma segunda opinião de especialista ou uma revisão clínico-radiológica.
Esse compartilhamento de dados obedece a uma série de regras e padrões, como a garantia de que os exames de imagens que serão compartilhados com os médicos radiologistas apresentem alta qualidade, visando auxiliar os profissionais em diagnósticos assertivos.
As normas atuais, publicadas para o exercício da Telerradiologia no Brasil, em 2014, pela CFM, protegem as informações médicas, preservando seu sigilo e definem os especialistas responsáveis pela transmissão de exames e pelos relatórios emitidos à distância. Em ambos os casos, a responsabilidade será assumida obrigatoriamente por um médico especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (com esta especialidade registrada no CRM).
Quais as diferenças entre telerradiologia e radiologia convencional?
O ponto principal que diferencia as duas formas de trabalho é a maneira como é feita a emissão do laudo médico. Nas clínicas de radiologia convencional é necessário a permanência física de especialistas, que fazem a interpretação dos exames no local.
Nos casos de telerradiologia, a clínica delega os laudos a radiologistas que não se encontram no local onde o exame foi realizado. Ou seja, a empresa deve manter no local apenas técnicos em radiologia capacitados para conduzir os testes e enviar os resultados aos especialistas da empresa de telemedicina, que serão os responsáveis por providenciar os laudos.
Entre as vantagens da telerradiologia, uma é que não é preciso manter uma equipe de radiologistas para cobrir todo o horário de funcionamento da sua clínica ou hospital, o que agiliza, principalmente, o tempo de espera pelo laudo médico. Isso porque o profissional à distância tem como função se dedicar apenas à interpretação dos dados enviados a ele.
Por que contratar uma clínica de telerradiologia?
Entre outras vantagens em optar pela contratação de uma clínica especializada em telerradiologia, para a análise e emissão de laudos de exames, é a redução dos custos operacionais, já que não existe a necessidade de manter uma estrutura completa na unidade de atendimento, pois a empresa de telerradiologia é que fará a avaliação e laudo a partir das imagens recebidas por meio da internet.
Dessa forma, há uma redução mais que significativa na folha de pagamento e de encargos sociais, assim como de gastos com a impressão de chapas realizadas por equipamentos de radiologia analógica, entre outros custos que podem onerar a clínica.
Além disso, optar por uma parceira de telemedicina radiológica oferece ao corpo clínico uma experiência mais completa, pois, além de ter a possibilidade de acessar especialistas de diversas áreas, mesmo que não estando no mesmo espaço físico, em casos de dúvidas quanto ao laudo, os profissionais de saúde podem pedir uma segunda opinião qualificada, com retorno rápido e sem burocracia.
Por último, mas não menos importante, essa parceria permite à clínica oferecer melhoria contínua do atendimento ao paciente.
Telerradiologia é na Medvia
A Medvia é uma empresa de telerradiologia que atua dentro de uma grande variedade de clínicas e hospitais, apresentando a estrutura tecnológica que permite um aprendizado amplo, moderno e flexível.
Com atuação em 14 estados do país, incluindo o Distrito Federal, a estrutura de preceptoria da empresa conta com especialistas reconhecidos no âmbito local e internacional, sendo realizada tanto de maneira presencial quanto à distância, com reuniões científicas e aulas teóricas semanais.
Exames disponíveis na Medvia
Especializada no diagnóstico por imagem e entrega de laudos à distância, na Medvia você encontra segurança e excelência em atendimento para que o exame seja feito com humanização e qualidade técnica.
Entre as modalidades de exames oferecidos na Medvia está:
- Densitometria Óssea (DMO);
- Mamografia;
- Medicina Nuclear (PET-CT);
- Radiologia Geral (RX);
- Ressonância;
- Tomografia computadorizada (CT).
A Medvia também está preparada para receber exames de urgência, com uma infraestrutura que permite estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados. Médicos radiologistas subespecializados podem entregar laudos precisos de emergência em até uma hora, independentemente do método diagnóstico, hora ou dia.
Acesse nosso site, conheça mais sobre o nosso trabalho e solicite já um orçamento!